Prefeitura de Astorga inicia pesquisas para criação de museu e tombamento de patrimônio histórico
O Departamento de Cultura e Turismo, através do Diretor Haroldo Junnior, recebeu na última quarta-feira (22), a visita de Edson Luiz Pereira, gerente de patrimônio histórico, Veroní Friedrich, historiadora, e Hagá Galvão, museólogo do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Maringá, com o propósito de realizar uma visita técnica que auxiliará na série de pesquisas que estão sendo desenvolvidas para a criação do Museu Casa João Chmereha, no distrito de Tupinambá.
Os visitantes trouxeram orientações importantes sobre o reconhecimento de bens culturais imateriais como patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, por meio de registros e tombamento. Contribuindo, assim, para a promoção do respeito à diversidade cultural e preservação de referências culturais de grupos formadores da nossa sociedade.
Durante a visita técnica os integrantes puderam conhecer acervos e pioneiros do distrito de Tupinambá, e outros pontos históricos do município. E segundo Hagá Galvão, o potencial museológico do município é grande, podendo ter grande relevância municipal, estadual e até nacional.
As pesquisas e o trabalho desenvolvido para a criação do museu têm como intuito preservar a memória e o patrimônio histórico do município de Astorga e distritos.