Convenções eleitorais: PDT lança Ciro Gomes, terceira via tenta crescer e PT faz evento sem Lula
Via Gazeta do Povo
O PDT confirmou, há pouco, o nome do ex-ministro Ciro Gomes como candidato do partido a presidente da República. O partido faz sua convenção nacional nesta quarta-feira (20), em Brasília. A legenda ainda não definiu o nome do vice na chapa de Ciro.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) é especulada para o posto. Ela, porém, foi anunciada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, como pré-candidata ao governo do Distrito Federal, o que inviabilizaria seu nome na chapa nacional.
Leila está no evento desta quarta, assim como outros pré-candidatos do partido, como Carol Braz, do Amazonas; Roberto Cláudio, do Ceará; e Elvis Cezar, de São Paulo.
Também não há definição sobre a participação de outros partidos na coligação de Ciro Gomes. Em princípio, o PDT disputará de forma isolada, com uma chapa pura.
Ciro irá para a sua quarta disputa presidencial. Concorreu também em 1998, 2002 e 2018 – foi o terceiro colocado em 1998 e 2018, e o quarto em 2002.
O ex-ministro ocupa a terceira colocação na corrida presidencial, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O pedetista somou 9% no mais recente levantamento BTG/FSB, divulgado no último dia 11.