Guarapuava: Lombadas eletrônicas entram em funcionamento a partir do próximo mês

A partir do primeiro dia de agosto, com o objetivo de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, entram em funcionamento as lombadas eletrônicas instaladas em quatorze pontos da cidade.Por meio de um levantamento da Secretaria de Trânsito e Transporte (SETRAN), após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou, a exemplo da Rua Professor Becker e na Guaíra. Isso ocorre porque as lombadas eletrônicas são mais chamativas que os radares usados no município.

 

Após uma vistoria feita na última sexta-feira (15) com o prefeito Celso Góes, a SETRAN resolveu efetivar o funcionamento após o período de testes. “Essas lombadas já estão em testes há mais de 60 dias. Agora elas irão realizar a fiscalização e a notificação daqueles condutores que excederem o limite de velocidade, auxiliando na educação continuada no trânsito e proporcionando maior segurança nas vias”, destaca o Secretário de Trânsito, Adalberto Campos.

 

O radar de modelo fixo, anteriormente usado nas vias, indica a velocidade permitida no trecho a uma determinada distância do radar, porém não há divulgação visual no momento. Já no radar com a lombada eletrônica montada em postes e pórticos, é possível perceber que funcionam durante todo o tempo indicando a velocidade dos veículos no momento da passagem, possibilitando ao condutor saber se foi multado.

 

Os tipos de suporte das lombadas são na forma de Totem e Semipórtico e a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 km/h.

 

Alguns dos lugares que foram contemplados com as novas lombadas são a Rua Saldanha Marinho, Rua Professor Becker, Avenida Vereador Serafim Ribas, Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre, Rua XV de Novembro, entre outras. A quantidade de faixas foi delimitada pelos técnicos, podendo ser duas ou quatro faixas.

 

Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.

 

“A principal diferença entre lombada eletrônica e radar, é que esta, além de ter um caráter de educação continuada no trânsito, induz os motoristas a respeitarem os limites de velocidade, principalmente pela sua aparência e maior visibilidade. Neste dispositivo, o motorista acompanha em tempo real a velocidade registrada pelo equipamento tendo ciência da velocidade desenvolvida nesse local”, conclui Adalberto.

 

Para o prefeito Celso Góes, a intenção com a instalação dos dispositivos de segurança no trânsito da cidade, não é a de multar ninguém, mas sim, de caráter educativo.

Os radares e lombadas eletrônicas na cidade, não têm a finalidade de multar ninguém. Nosso foco é multa zero. Estes são, sim, dispositivos de prevenção de acidentes. Queremos que nossos motoristas dirijam com consciência e que respeitem os limites de velocidade e a sinalização das nossas ruas e avenidas. Só assim, com educação e amor pela vida, teremos um trânsito adequado para toda a nossa população”, ressalta o prefeito.

Deixe uma resposta