Reflexões sobre pesquisas, por Jorge Rodini Luiz Filho
Pesquisa precisa ser muito bem feita. Seja ela eleitoral, sobre maiores torcidas no Brasil, seja de mercado ! A divisão por regiões , estados e municípios, faixa etária, gêneros tem que ser criteriosa. As pesquisas são uma imagem fotográfica instantânea do momento em que o campo foi realizado. A ordem das perguntas pode influenciar resultados gerais, daí a necessidade de se questionar primeiro o objetivo principal da pesquisa. Não se deve avaliar a Administração Municipal, por exemplo, e depois perguntar a Intenção de voto do entrevistado. E sim o inverso de modo a não influenciar as respostas. E primeiro espontaneamente depois estimulando.
A pesquisa sobre clubes deve ser ainda mais criteriosa. Poucos clubes possuem torcidas homogêneas em todas as regiões. E cidades populosas que tenham times locais com grandes torcidas como devem ser tratadas? Ribeirão Preto , Campinas, Piracicaba , Sorocaba , Santos, por exemplo, tem sua população clubística fielmente representada? E quando uma é sorteada e outra não? E em qual região da cidade são realizadas as entrevistas ? Se forem realizadas 20 entrevistas no Jardim Paulista em Ribeirão Preto, certamente aparecerão 6 comercialinos, o mesmo podendo se dizer em relação ao Botafogo na Vila Tibério. E aí com 2.000 entrevistas no total teríamos 0,3% para um dos clubes. E a margem de erro ,de 2% para mais ou para menos neste caso.
Qualquer time com menos de 2% pode ter até Zero no limite. Mas e se RP não for escolhida? E sim Campinas ! Ribeirão Preto tem 0,35% da População Brasileira . Pesquisa tem valor e tem que ser respeitada! Mas a metodologia que se utiliza na realização delas reflete o Grau de Confiabilidade de cada Instituto!
Jorge Rodini foi Sócio Diretor do Instituto Engracia Garcia Pesquisa de Mercado e Opinião durante os últimos 27 anos. Neste período, desenvolveu técnicas de Desenho Amostral, atuou em Consultoria Política e coordenou mais de 1.500.000 entrevistas e cerca de 2.500 Focus Group em todo Brasil. https//www.jorgerodiniapppesquisas.com.br