Ratinho Junior lidera corrida para o Governo do Estado; disputa para o Senado é apertada
Via Banda B
Pré-candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD) lidera a disputa para o Governo do Estado. De acordo com levantamento da Real Time Big Data, o atual mandatário tem 43% das intenções de voto, contra 16% do segundo colocado, Roberto Requião (PT). A disputa ao Senado, porém, é apertada, com Sérgio Moro (União) e Álvaro Dias (Podemos) tecnicamente empatados.
Na corrida pelo Governo do Paraná, outros cinco nomes aparecem na pesquisa:
Ratinho Junior – 43%
Roberto Requião – 16%
Flávio Arns (PODEMOS) – 6%
César Silvestri Filho (PSDB) – 2%
Ângela Machado (PSOL) – 1%
Solange Ferreira Bueno (PMN) – 0%
Zé Boni (Agir 36) – 0%
Brancos e nulos – 14%.
Na manhã desta quinta-feira (21), porém, Cesar Silvestri anunciou que será candidato ao Senado. As decisões foram aprovadas por unanimidade em convenção conjunta realizada por PSDB e Cidadania.
Aprovação
A gestão de Ratinho Júnior tem 58% de aprovação dos entrevistados, 30% desaprovam e 12% não souberam responder. O governo é avaliado como bom por 35% dos respondentes, regular por 26% e 13% o consideram ótimo.
“O índice de aprovação pode estar relacionado à vantagem de 27 pontos entre Ratinho Júnior e o segundo colocado, Roberto Requião. A rejeição do petista também é maior do que a do governador, 38% contra 22%”, explica Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
Senado
Na eleição para o Senado, Sérgio Moro lidera nos três cenários avaliados pela pesquisa. Na disputa com Álvaro Dias (Podemos) e Dr. Rosinha (PT), o ex-ministro tem 31% das intenções, Álvaro Dias, 26%, e Dr. Rosinha, 7%.
Contra Álvaro Dias e Aline Sleutejs (PROS), Moro registra 32%, Álvaro, 27%, e Aline, 4%.
O terceiro cenário sem Álvaro Dias mostra Moro com 41%, à frente de Paulo Martins (PL), 6%, e Aline Sleutejs (PROS), com 5%.
Metodologia
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Paraná, entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número PR-06745/2022.