Paraná já tem sete candidatos ao Senado oficalizados; Alvaro, Moro e Paulo Eduardo Martins aguardam confirmação
Bem Paraná | Política em Debate
O Paraná já tem oito candidatos ao Senado confirmados oficialmente pelas convenções partidárias, mas outros nomes devem ser formalizados até sexta-feira, quando termina o prazo legal. Nas eleições deste ano, o Paraná tem direito a apenas uma vaga na disputa para o cargo.
Veja quem são os candidatos já confirmados
Aline Sleutjes – PROS
A deputada federal Aline Sleutjes foi confirmada no sábado como a candidata do PROS ao Senado. Aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), ela decidiu concorrer mesmo sem o aval do Palácio do Planalto. Bolsonaro já anunciou a intenção de apoiar a candidatura do deputado federal Paulo Eduardo Martins, que deve ser confirmando na convenção do PL em Curitiba amanhã.
César Silvestri Filho – PSDB
O ex-prefeito de Guaruapuava, César Silvestri Filho, chegou a ser cogitado como candidato ao Senado. Na última hora, porém, o PSDB do Paraná desistiu de disputar o Palácio Iguaçu, e resolveu lançá-lo para senador.
Eneida Desiree Salgado – PDT
O PDT do Paraná confirmou no sábado, a candidatura da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree Salgado, ao Senado. Ela filiou-se ao partido a convite do deputado estadual Goura em 2021.
Guto Silva – Progressistas
Deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil do governo Ratinho Jr, Guto Silva foi lançado como candidato ao Senado pelo Progressistas na semana passada. O partido, porém, admite que ele pode retirar sua candidatura, caso haja um pedido do presidente Bolsonaro. Além disso, o governador Ratinho Jr também já anunciou o apoio ao deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL).
Orlando Pessuti – MDB
Ex-governador, Orlando Pessuti foi confirmado como candidato ao Senado na semana passada pelo MDB do Paraná.
Laerson Matias – PSOL
O PSOL do Paraná lançou a candidatura de Laerson Matias ao Senado, Ele tem 59 anos e é de Cascavel (região Oeste). Matias já foi candidato a deputado estadual pelo PT em 2002, e a vereador de Cascavel, em 2016, mas não foi eleito. Ajudou a formar o PSOL e atualmente é o presidente do partido no Paraná.
Roberto França – PCO
O PCO do Paraná confirmou a candidatura de Roberto França ao Senado no último sábado. Eleé professor de geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (região Oeste), e redator e colunista do Diário da Causa Operária.
Moro, Paulo Eduardo Martins e Moro ainda devem ser confirmados.
Além desses nomes, faltam ser confirmados oficialmente mais três candidatos ao Senado pelo Paraná, justamente aqueles apontados como os favoritos. O União Brasil deve oficializar a candidatura do ex-juiz Sergio Moro amanhã, em convenção em Curitiba. O mesmo deve fazer o PL do presidente Jair Bolsonaro em relação ao deputado federal Paulo Eduardo Martins.
A maior incógnita é em relação ao senador Alvaro Dias (Podemos). O Podemos adiou a convenção para a sexta-feira, último dia do prazo. No final de semana, surgiu a informação de que o partido propôs a Alvaro disputar a presidência da República, como ele já fez em 2018. O mais provável é que o senador confirme mesmo a disputa pela reeleição.