Prefeitura de Pinhais apresenta prioridades solicitadas para a LOA 2023 em Audiência Pública
Além dos pedidos à Lei Orçamentária Anual do ano próximo ano, Poder Executivo apresentou as ações executadas em atendimento às prioridades solicitadas para 2022
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), realizou a 2ª Audiência Pública da LOA (Lei Orçamentária Anual), na última segunda-feira (1º), no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais de Educação). No evento, foram apresentadas as prioridades solicitadas para 2022 e o que já foi realizado no 1º semestre deste ano. Também foram exibidas as prioridades mais votadas para o orçamento de 2023.
As secretarias municipais apresentaram os trabalhos e ações em atendimento às prioridades mais solicitadas à LOA de 2022, que foram: 1º: Ações para geração de emprego e renda; 2º: Programas de habitação; 3º: Cursos/qualificações; 4º: Calçadas; e 5º: Mais vagas em escolas em tempo integral.
Na sequência, a Sefin divulgou as prioridades solicitadas pela população para a LOA 2023, sendo que as mais solicitações, foram: 1º Ações para geração de emprego e renda; 2º Cursos/qualificações; 3º Mais vagas em escola em tempo integral; 4º Realizar Mutirões de consultas e exames especializados; e 5º Calçadas. Segundo dados da secretaria, para a audiência, 373 participações foram registradas pelos canais disponibilizados à população.
Como em cada audiência da Sefin, umas das secretarias municipais aborda o seu orçamento, a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho, apresentou o orçamento da pasta no último ano. Somente em 2021, Pinhais investiu mais de R$ 2,7 milhões em medicamentos, o que representa mais de oito vezes o valor fixado aos municípios pela legislação federal, além de tratar de questões de financiamentos, investimentos, entre outros pontos.
Ao fazer o uso da palavra, a prefeita Rosa Maria citou a importância de a população contribuir com suas sugestões na elaboração da Loa e fez um breve resumo do trabalho desenvolvido em Pinhais. “Os nossos planos de governo sempre foram construídos para ter as pessoas na sua centralidade, para ter as pessoas como prioridade, então é assim que a Administração de Pinhais tem feito. E nesse pós pandemia, ainda em um momento difícil, é inevitável não me alegrar, pois hoje, como prefeita, quando ouço os nossos secretários e secretárias e acompanho as equipes nos trabalhos, me entusiasmo, porque vejo equipes trabalhando muito, planejando vários projetos e nós temos hoje uma infinidade de obras em execução, outras em processo de projetos, enfim, a cidade não parou”, destacou a prefeita Rosa Maria.
Presenças
Além do público presente e autoridades já mencionadas, participaram da Audiência as secretárias Andrea Franceschini (Educação), Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente) e Rosângela Batista (Assistência Social); os secretários Emerson Santana Bento (Urbanismo), José Luis Xavier Pedroza (Finanças), José Martins (Desenvolvimento Econômico) e Ricardo Pinheiro (Governo); o controlador geral do município, Márcio Rezko; e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Fabrício Souza. A audiência também foi transmitida pela internet e está disponível nas redes sociais da Prefeitura.