A imbecilidade troglodita do “volta pra tua terra”!, por Rodini Netto
Fui imigrante. Vivi por duas vezes fora do Brasil. Experimentei, na carne, a xenofobia de alguns.
Por vezes, ao caminhar nas ruas de Lisboa, falando o português brasileiro, ouvia a famosa frase “volta pra tua terra”!
Não. Não é a maioria. É uma minoria imbecilizada que se utiliza destes artifícios baixos, para atacar pessoas que saíram de seus países para tentar a vida em outros. E os portugueses, em sua grande maioria, sempre acolheram bem aos brasileiros.
Mas experimentei, por duas vezes em Portugal, o “volta pra tua terra!”. Dói. Dói bastante. Mas não é o fim do mundo. Isso não me impediu de cultivar inúmeras amizades e um grande amor por Portugal e pelos portugueses. Sei que são uma minoria os que agridem os imigrantes.
Agora, ver brasileiros imbecilizados a repetir essa frase inaceitável seja para quem for (agora contra Paola Carosella que vive e tem negócios no Brasil), é horripilante.
Eu bem sei que ela tem posições políticas bem diferentes das minhas… mas querer expulsá-la do Brasil? Isso beira à ignorância medieval. Sim. Talvez vá mais longe ainda… talvez beire à pré-história… acho que é isso… é coisa de trogloditas mesmo.
Divergir de posições políticas é uma coisa. Querer tolher o direito constitucional de estrangeiros viverem (e investirem no Brasil) é outra.
Afinal, e se todos os Argentinos começarem a intimar os brasileiros que lá vivem a “voltarem pra sua terra”? E se todos os países em que vivem brasileiros começarem a intimar com “volta pra tua terra”!
Imbecilidade tem limites.
Quem nunca viveu fora do país e passou por experiências como essa, não sabe sequer o que está falando. Não sabe o quanto dói. Não sabe o quanto estão sendo irresponsáveis.