Despedida: Rick Warren prega mesma mensagem que fez na Saddleback há 40 anos
Em junho de 2021, Rick Warren anunciou que estava se aposentando como pastor em Saddleback e, no domingo passado, pregou seu sermão final.
Guiame
A mensagem pregada pelo pastor Rick Warren tanto em seu primeiro culto da Igreja Saddleback quanto na despedida, que aconteceu no domingo (28/08), em Lake Forest, na Califórnia, foi exatamente a mesma.
Warren não é mais o Pastor Sênior da Saddleback Church, que passa a ser comandada pelo casal Andy e Stacie Wood.
Para sua mensagem de despedida, Warren pregou, palavra por palavra, o primeiro sermão que ensinou no primeiro culto da Igreja Saddleback, há 43 anos.
“Você vai me fazer chorar. Eu já te disse ultimamente que eu te amo?”, perguntou Warren à congregação, que o aplaudia antes do sermão final ser iniciado.
43 anos à frente do ministério
A igreja, uma das maiores da América do Norte, foi fundada por Warren junto com sua esposa Kay Warren, assim que o casal se mudou para Saddleback Valley, em 1979.
Em 1980, o casal começou um estudo bíblico com sete pessoas em seu condomínio. No Domingo de Páscoa de 1980, eles realizaram sua primeira reunião de adoração no ginásio da escola. Hoje, a igreja é a maior da Califórnia, com frequência semanal de cerca de 24.000 pessoas.
Dirigidos por propósitos
No início de sua mensagem final, Warren disse que havia pregado mais de 6.500 sermões, mensagens e estudos como pastor sênior de Saddleback, mas em seu último domingo, e em seu último sermão, ele queria pregar mais uma vez o primeiro sermão que fez naquela igreja.
“Um dos valores orientados como propósito que mantemos nesta igreja é começar com o fim em mente”, disse Warren.
O pastor ganhou destaque em 1995 após escrever o livro A Igreja com Propósitos (“The Purpose Driven Church”, em inglês), e em 2002, Uma Vida com Propósitos (“The Purpose Driven Life”, em inglês).
“É isso que significa ser dirigido por um propósito: comece com o fim em mente. Saiba para onde está indo”, disse o pastor ao iniciar seu sermão, explicando por que escolheu “repetir” palavra por palavra de seu primeiro sermão, na época feito para 50 pessoas.
Cinco razões
O título do sermão era 5 razões pelas quais esta igreja tem garantia de sucesso (“5 Reasons This Church Is Guaranteed to Succeed”, em inglês), e Warren fez com que os fiéis estivessem presentes no último domingo em vários campi e com dezenas de milhares de outras pessoas imaginando que estavam naquele ginásio da escola em 1980 com o pequeno grupo inicial.
“Sucesso não é tamanho. Sucesso é vida transformada. Você vai me ouvir dizer isso mil vezes nos próximos anos”, declarou. Warren “enfatizou a prioridade da saúde da igreja sobre o crescimento, dizendo que as igrejas saudáveis crescem.”
Ele destacou os cinco pontos que Saddleback escolheu para usar como seu “projeto” e porque teria sucesso como igreja. Sendo eles:
– A Palavra de Deus será nosso fundamento
– Cumprir os propósitos de Deus será o nosso plano
– Confiar nas promessas de Deus será nossa confiança
– Depender do Espírito de Deus será a nossa força
– Amar a Deus e as pessoas será nossa atração
Encorajando os membros da igreja a sonhar alto para fazer a obra de Deus, ele disse: “Deixe o tamanho do seu Deus determinar o tamanho do seu objetivo”.
Ele também citou os “sonhos” para Saddleback.
“É o sonho de um lugar onde os feridos, os desesperados, os desanimados, os deprimidos, os frustrados e os confusos encontrarão amor, aceitação, cura, esperança, perdão, orientação, encorajamento e apoio. É um sonho de compartilhar as boas novas de Jesus Cristo, que mudam vidas, com centenas de milhares de residentes no condado de South Orange. É um sonho receber 20.000 – sim, eu disse – 20.000 membros na comunhão desta família da igreja, amando, aprendendo, rindo e vivendo em harmonia juntos, modelando o amor de Deus para o mundo.”
No primeiro sermão, Warren prometeu dedicar pelo menos os próximos 40 anos de sua vida para alcançar pessoas para Deus como pastor de Saddleback. E cumpriu.