Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul sai do ar depois de ataque hacker

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) sofreu um novo ataque cibernético na madrugada desta segunda-feira, 26, e está com as suas atividades suspensas. Segundo o órgão, o incidente começou por volta das 4h30 e, durante a manhã, após a detecção, a equipe tirou os sistemas do ar para evitar danos.

“Imediatamente a Presidência instituiu um grupo de trabalho para analisar e avaliar a extensão do ocorrido”, afirmou em nota o TCE-RS, que não abriu mais detalhes sobre a natureza do ataque. “Ainda não temos a dimensão do tamanho do ocorrido, o Tribunal de Contas está paralisado porque todo o nosso trabalho está na rede”, disse Alexandre Postal, presidente do TCE-RS, em entrevista ao SBT.

Diferentes instâncias do judiciário vêm sofrendo ataques cibernéticos nos últimos tempos, assim como algumas das maiores empresas do país. Em julho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) detectou “atividade maliciosa” no acesso ao seu data center, também durante uma madrugada, e desligou o site e demais sistemas da instituição para remediar e investigar o incidente.

Em novembro de 2020, hackers atacaram e criptografaram mais de 1,2 mil máquinas virtuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), outro tribunal superior, além de destruir seus backups, com um ransomware chamado RansomEXX. A correção do problema no STJ durou mais de uma semana, envolvendo equipes do STJ, Microsoft, Atos e Serpro.


Convergência Digital

Deixe uma resposta