Vale do Pinhão: ONU-Habitat anuncia parceiros de Curitiba para projeto de emissão zero
A ONU-Habitat (programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) e o Viable Cities (programa sueco de inovação estratégica à transição para cidades sustentáveis e neutras para o clima) anunciam, na próxima quarta-feira (28/9), as quatro organizações parceiras de Curitiba para a execução do projeto de zero emissão de CO2 e de promoção do desenvolvimento socioambiental no Vale do Pinhão e Vila Torres, na região do Rebouças e do Prado Velho.
Serão divulgadas as equipes com propostas de trabalho escolhidas e de cada uma das cidades participantes do Climate Smart Cities Challenge (Desafio Climático das Cidades Inteligentes) – Curitiba, Bogotá, Bristol e Makindye Ssabagabo.
O anúncio será feito por videoconferência em inglês, a partir de Estocolmo, e está marcado para as 13 horas (horário de Brasília, 17h no horário local). A participação é aberta. Para acompanhar a transmissão pela internet basta acessar o link do evento e fazer a inscrição gratuita.
Para dar suporte a Curitiba, quatro parceiros devem ser escolhidos entre nove organizações do Brasil e do Exterior anunciadas em janeiro deste ano (Ambiente Livre e Agentes do Meio Ambiente, do Brasil; Green Bricks, do Chile; Smart Green Station, Allihop e Nudgd, da Suécia; Marula Proteen, da Holanda; SunEmission Solar Energy, da India; e Vacuum Gravity Energy, da Ucrânia). As entidades contarão com recursos do Viable Cities para e elaboração dos projetos.
Com equipes técnicas do município, os parceiros irão trabalhar na formatação de um modelo de redução de gases do efeito estufa focando sustentabilidade energética, gestão de resíduos e mobilidade limpa e de baixo custo para as áreas do Vale do Pinhão e Vila das Torres. A proposta elaborada por técnicos do município habilitou a capital paranaense a participar do Climate Smart Cities Challenge com outras três cidades que representam a Colômbia, o Reino Unido e Uganda.