Pinhais apresenta experiências de sucesso no 36º Congresso Estadual de Secretarias de Saúde
Projetos de atendimento a pacientes com asma e DPOC e papel da enfermagem na contracepção de mulheres usuárias do SUS são destaque no evento realizado em Foz do Iguaçu
A Prefeitura de Pinhais apresenta experiências de êxito na área da Saúde no 36º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. Equipes da Secretaria de Saúde de Pinhais (Semsa) demonstram soluções aplicadas no cuidado do paciente com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e asma. Outra experiência bem-sucedida no município foi selecionada para integrar a mostra “Paraná, mostra o SUS que dá certo!”, em que profissionais exibem o papel da enfermagem na contracepção de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde. O evento acontece em Foz do Iguaçu e é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR). A secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, presidiu a mesa de abertura nesta terça-feira (18).
Com o tema: “Os desafios da Gestão Municipal da Saúde pós-pandemia”, os gestores de Saúde em Pinhais foram convidados para apresentar a experiência do Projeto Abraçar, dentro da programação alternativa dos patrocinadores do congresso. A diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Semsa, Samira Santos, apresentou a palestra aos congressistas.
O Projeto Abraçar é uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais e a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim, que possibilitou atendimento em menor tempo aos usuários, diminuindo as filas de espera para consulta em pneumologia e para realização do exame de espirometria. Essa estratégia oportuniza que todos os agendamentos correlacionados sejam realizados dentro do prazo máximo de 40 dias, sem gerar demanda reprimida para esses atendimentos.
Isso permitiu que os pacientes avaliados por pneumologistas entre os anos de 2019 a 2022, período em que foram realizadas 3.668 consultas especializadas, tivessem diagnóstico adequado por meio da avaliação da função pulmonar pelas espirometrias, sendo possível encaminhar 81% dos usuários atendidos para receber medicamentos especializados, otimizando o tratamento para asma e DPOC – fornecidos em programa de Farmácia Especial da SESA (Secretaria Estadual de Saúde). Em seis meses de parceria, foram realizadas 1.074 espirometrias sem custo ao município.
Experiência selecionada
Pinhais ainda é destaque na Mostra Paranaense de Experiências Exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde, intitulada: “Paraná, mostra o SUS que dá certo!”. De um total de 415 trabalhos inscritos, a experiência exitosa sobre o papel da consulta de enfermagem na contracepção de mulheres usuárias do SUS em Pinhais foi umas das 106 selecionadas pelos avaliadores que trabalham na saúde pública do Estado para inspirarem os colegas congressistas. A gerente da Rede Básica de Saúde de Pinhais, Jaqueline Fumes Juvenal Zômpero, fez a apresentação.
As ações visam qualificar o cuidado de enfermagem para a prescrição de métodos contraceptivos pelo enfermeiro, ampliando o acesso aos usuários, capacitando profissionais e tornando o planejamento familiar uma atuação multidisciplinar dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Pinhais.
O projeto teve como metodologia a implantação do Decreto Municipal de Enfermagem nº 329/2019. Os participantes foram os enfermeiros que atuam nas 11 USFs (Unidades de Saúde da Família) do município; por meio de oficinas em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi trabalhado o tema de Cuidados de Enfermagem à Saúde da Mulher na Fase Reprodutiva – entre 15 e 49 anos.
Em 2018, 28 enfermeiros da APS realizaram 32% das prescrições. Em 2021, o número de enfermeiros da APS subiu para 39 e foram responsáveis por 97% das prescrições. Os gestores concluem que a implantação do Decreto Municipal para os enfermeiros e as capacitações em parceria com a UFPR aumentou o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos, qualificando a consulta de enfermagem para o manejo do planejamento familiar no território de atendimento.