Maurício Requião reassume cargo de conselheiro do TCE depois de 13 anos
O conselheiro Maurício Requião, no primeiro dia de trabalho após sua reintegração ao cargo determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foto: Marcelo Lancia/Divulgação TCE-PR
O ex-secretário de Estado da Educação, Maurício Requião reassumiu hoje o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, cumprindo decisão do Superior Tribunal de Justiça, que considerou a abertura de vaga com a aposentadoria, na véspera, do conselheiro Artagão de Mattos Leão. A reintegração ao cargo, determinada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, complementa ação que o colocou, no último dia 19, em disponibilidade.
Pela decisão do STJ, Maurício Requião ocupa a primeira vaga de conselheiro aberta na Corte reservada à Assembleia Legislativa. O conselheiro esteve afastado da função por 13 anos. Assumiu a vaga após ter seu nome aprovado pela Assembleia. Foi empossado no TCE-PR em 17 de julho de 2008, ocupando a vaga do conselheiro Henrique Naigeboren, e afastado em 2009.
Maurício era secretário na gestão do irmão, Roberto Requião (PT), quando foi indicado pela Assembleia para vaga no TCE em 2008, mas foi afastado um ano depois por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a nomeação ilegal por nepotismo. A nomeação foi revogada em 2011. A vaga então passou a ser ocupada por Ivan Bonilha.