Projetos sociais e ambientais apoiados pela Tetra Pak impactaram mais de 213 mil pessoas e coletaram mais de 120 mil toneladas de materiais em 2022
Como líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, incentivo a sete iniciativas em todo o Brasil está alinhado com visão de longo prazo da companhia de protagonizar mudanças positivas em toda cadeia de valor
A Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, alcançou, em 2022, importante marca em sua agenda ESG ao apoiar projetos de fomento a ações sociais e de coleta e reciclagem. Atuando de forma próxima a instituições em todo o Brasil, com apoio a estratégias, operação e até inteligência de mercado, teve papel relevante para que, no período, cerca de 213 mil pessoas se beneficiassem com as iniciativas, que contemplaram desde educação ambiental, de coleta e reciclagem de materiais diversos – e não apenas embalagens longa vida – a impacto social positivo junto a catadores autônomos, agentes tão importantes para o funcionamento de toda a cadeia. O volume de material reciclável que recebeu a correta destinação, em todos os projetos apoiados pela Tetra Pak, foi de mais de 120 mil toneladas no período.
Para Valeria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, a empresa entende seu papel de protagonista na transformação da sustentabilidade na indústria, e reconhece que alcançar essa mudança se faz, também, trabalhando em parcerias e ações concretas em toda a cadeia de valor. “É importante destacar a relevância de uma rede em que todos os agentes, ou seja, empresas, sociedade civil e governo, participam ativamente para enfrentarmos os desafios ambientais, sociais e econômicos dos nossos dias. Por isso, investimos em alavancar parcerias fortes, pois a colaboração é a melhor estratégia para promovermos desde a educação ambiental até a capacitação dos vários atores desse sistema”, define.
A executiva avalia que, com esforços gradativos e uma missão focada, que se torna parte da cultura da empresa, as marcas podem abordar a sustentabilidade em sua cadeia de valor, gerando mudanças que são positivas para os negócios, os consumidores e o planeta.
Projeto Conexões: inteligência de mercado para unir a cadeia de reciclagem
A Tetra Pak criou, em 2008, o Projeto Conexões, iniciativa que provê inteligência de mercado à cadeia de reciclagem em todo o país de modo a conectar os mais diversos agentes que nela atuam a projetos pontuais da área de reciclagem. Com seis frentes diferentes ligadas ao projeto, foram coletadas 75 toneladas de embalagem longa vida para reciclagem em 21 cooperativas, dois estabelecimentos comerciais de reciclagem e 24 escolas, em Estados como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba. Ao menos 243 catadores autônomos foram envolvidos, com mais de 10 mil pessoas impactadas em 2022, atuando diretamente com associações, cooperativas e comércios de reciclagem a fim de garantir o escoamento da embalagem ao reciclador. O hub de dados e informações do mercado de reciclagem é realizado em parceria com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e a Mapa SA.
Outras iniciativas
Um dos projetos apoiados foi o Cataki, que, apenas de embalagem longa vida, coletou 52 toneladas no ano passado. A iniciativa tem como objetivo incluir os catadores na coleta de materiais, entre eles, as embalagens longa vida, por meio de uma bonificação pelo material coletado. Além disso, conecta catadoras e catadores autônomos a cooperativas de materiais recicláveis das capitais de São Paulo e Belo Horizonte, as quais também ganham subsídio ao comprar esses materiais dos catadores cadastrados.
Outra parceria relevante para a agenda ESG da Tetra Pak no período foi com o Instituto Muda, com o programa “Adote um condomínio”. A ação, realizada em condomínios que ainda não possuem a prática da coleta seletiva, orienta e esclarece os moradores e funcionários dos prédios sobre a separação dos recicláveis. Além disso, disponibiliza contêineres fabricados com materiais reciclados das embalagens longa vida pós-consumo para a coleta das embalagens e posterior encaminhamento a cooperativas parceiras.
Em 2022, o “Adote um Condomínio” contou com mais de 5 mil apartamentos participantes na cidade de São Paulo e iniciou as atividades também em Campinas. Foram coletadas 829 toneladas de materiais recicláveis a partir do envolvimento de mais de 26 mil pessoas. Para 2023, a estimativa do projeto é dobrar o número de novos apartamentos.
Pelo projeto Recicla Cidade, uma Parceria Público-Privada (PPP) em 21 cidades de São Paulo e que, em 2022, focou em sete municípios do ABC, foram coletadas mais de 12 mil toneladas de recicláveis, além de 114 cooperados capacitados e mais de 176 mil pessoas impactadas em 236 ações de educação ambiental, capacitação e engajamento social. A iniciativa, desenvolvida pela Tetra Pak e conduzida em parceria com a ONG Espaço Urbano, busca aumentar a coleta de materiais recicláveis com foco em mobilização social e educação ambiental, por meio do envolvimento do poder público e da comunidade com campanhas de conscientização.
O CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) contou também com o apoio da Tetra Pak na realização do projeto Estruturando CEMPRE. Em 2022, o foco da companhia foi em quatro pilares socioeconômicos e ambientais – manutenção e cessão de equipamentos, infraestrutura, frete e capacitação – e impactou 763 cooperados em 30 entidades contempladas nos mais diversos municípios do país.
A Tetra Pak também é uma das patrocinadoras da plataforma Reciclar pelo Brasil, programa de cooperação entre empresas e associações de diferentes segmentos do mercado em parceria com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis). Criada em 2017 por grandes empresas do setor de bebidas, a iniciativa apoia a coleta seletiva e reciclagem no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação brasileira voltada para a gestão de resíduos sólidos no país, contou com 107 mil toneladas de materiais recicláveis, ano passado, em 1.114 cidades contempladas e por meio de 212 cooperativas participantes.
Já na parceria Deixaki – Triciclo, a Tetra Pak, com a Ambipar Triciclo e o Grupo Carrefour Brasil, instalou o ecoponto chamado “Deixaki” na unidade do supermercado Sam’s Club, localizado em Santo André (SP), para recebimento de resíduos recicláveis pós-consumo. Ao todo, em 2022, a ação mobilizou 323 usuários na coleta de 1,4 toneladas de materiais.
Para mais informações sobre os projetos patrocinados pela Tetra Pak na área de Sustentabilidade, acesse: https://www.tetrapak.com/pt-
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.