Prefeita Alcione Lemos convoca reunião sobre segurança dos alunos da rede municipal de ensino em Jaguariaíva
Durante o encontro foram pontuadas as ações já em prática no município e outras já em vias de serem executadas
Sempre preocupada com todas as questões que envolvem as crianças jaguariaivenses, prioridades em sua gestão, diante do episódio que infelizmente ceifou vidas em Blumenau, e o atentado contra crianças em Santa Teresa de Goiás, a prefeita Alcione Lemos realizou reunião para tratar do assunto. Para tanto, chamou as forças de segurança municipais, como o Delegado de Polícia, Lucas de Figueiredo, Comandante da Polícia Militar, Sargento Vitor Paulo Onisko, do Corpo de Bombeiros, Sargento Paulo Sérgio Gualdezi, Diretor do Departamento de Segurança Patrimonial, Sargento Dirceu Moura Jorge, junto com Vice-Prefeito, Adilson Passos Felix, Vereadores Verli e Matheus, Conselho Tutelar, Diretores de Escolas, bem como secretários de Negócios Jurídicos, Tania Maristela, de Administração e Recursos Humanos, Josias Zacharow, e de Comunicação, José Amilton Romão.
Na ocasião, Alcione Lemos destacou que Jaguariaíva se encontra bastante avançada no quesito segurança e prevenção nas escolas e vias públicas, uma vez que o município possui hoje 98 câmeras de monitoramento 24 horas, com acesso em tempo real pela Polícia Militar, que acompanha toda e qualquer possível ocorrência, e estão instaladas em pontos estratégicos da cidade, além das nove escolas municipais e seis Cemeis. O departamento conta ainda com dois veículos e duas motos para rondas, acompanhando os fatos destacados pelas câmeras. Importante destacar que das 98 câmeras, 42 estão em instituições municipais de ensino, com portões eletrônicos e cadeados, e, além das câmeras, entrada e saída feitas por um único lugar e a recepção das crianças feita por funcionário da instituição. No trevo de acesso ao Instituto Federal, por determinação da Gestora Municipal, tem sido disponibilizado veículo do Departamento Municipal para acompanhar entrada e saída dos alunos. A respeito da segurança nas escolas, o Comandante da Polícia Militar, Sargento Onisko, afirma que o município está bem estruturado.
Além das 98 câmeras de monitoramento já instaladas, a partir de quarta-feira, 12, serão instaladas mais 37 câmeras de alta resolução, ampliando o monitoramento em escolas e espaços públicos, “tudo sempre planejado e organizado prevendo sempre a segurança de nossas crianças, nosso bem maior e prioridade em nosso governo, não apenas com uma educação de excelência, mas com os cuidados necessários para a segurança dos nossos pequenos”, disse a prefeita Alcione. E para concluir, ela explica que a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil criada pela Lei 2906/2022, será efetivada tão logo ocorra o concurso público com abertura de vagas necessárias ao seu funcionamento, fortalecendo ainda mais a segurança pública no município.
Segundo a Prefeita, os maiores problemas estão focados no mau uso da internet, nas fake news e no mau uso de ferramentas tecnológicas. “Continuamos trabalhando sempre em busca do melhor para todos e principalmente pela segurança e qualidade de vida das nossas crianças, nos antecipando às ações equivocadas de alguns”, conclui a Prefeita.