RECICLAGEM: TJPR DÁ DESTINAÇÃO CORRETA A 558 EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Itens foram entregues em Londrina a uma empresa especializada em reciclagem de lixo eletrônico


O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou mais uma ação de promoção à sustentabilidade com a destinação correta de 558 itens de informática classificados como inservíveis à instituição. Os aparelhos foram entregues a uma empresa especializada em reciclagem de lixo eletrônico. A ação foi realizada nesta quarta-feira (24/5) em Londrina.

Segundo o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação do TJPR (DTIC), a recuperação desses bens é considerada antieconômica, tendo em vista o desgaste em decorrência do uso, assim como a impossibilidade de reaproveitamento dos aparelhos.

Entre os bens descartados nesta quarta-feira estão: telefones, impressoras, scanners, monitores, estabilizadores, leitores de código de barras, microfones e computadores.

Dar a destinação correta a esses itens colabora para o desenvolvimento sustentável e é uma atitude alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como aos indicadores, definições e preceitos estabelecidos pela Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O descarte apropriado de eletrônicos reduz o lixo acumulado no planeta e ainda movimenta a economia. Segundo a ONU, o mercado global de resíduos eletrônicos movimenta cerca de US$ 400 bilhões por ano. O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo e apenas 2% dos resíduos são reaproveitados.

No ano passado, durante a Semana Lixo Zero, o TJPR participou de uma campanha específica de arrecadação de materiais eletrônicos. De acordo com o relatório Plano de Logística Sustentável do TJPR, ciclo 2021-2026, somente no ano passado, 358,97 kg de resíduos de suprimentos de impressão – considerados como lixo eletrônico – foram destinados corretamente pelo Tribunal.

Deixe uma resposta