Corpo de trabalhador que desapareceu após explosão em Palotina é encontrado
Corpo do haitiano foi localizado no sexto dia de buscas; bombeiros, agora, trabalham na retirada dele dos grãos
O Corpo de Bombeiros informou, às 14h40 desta segunda-feira (31), que o corpo do trabalhador que desapareceu após a explosão em armazéns da C.Vale, em Palotina (PR), foi encontrado. Segundo a corporação, ele foi localizado no interior de um túnel.
“Neste momento, as equipes trabalham na operação de retirada do corpo, que é dificultada pelas condições de destruição do local”, informaram os bombeiros. O homem estava desaparecido desde o final da tarde de quarta-feira (26).
Em comunicado, o Governo do Paraná afirmou que “não há previsão para o término da ação e uma maca modelo SKED está sendo enviada ao local”. A maca citada é destinada ao resgate e salvamento de vítimas em ambientes de difícil acesso e espaços confinados.
Equipes da Polícia Científica foram acionadas para acompanhar a retirada do corpo do trabalhador.
Por volta de meio-dia, o Corpo de Bombeiros afirmou ter encontrado o documento de identidade do trabalhador, que é de origem haitiana. A explosão na cooperativa matou nove pessoas e deixou outras 11 feridas. Das nove que morreram, oito eram de nacionalidade haitiana.
Em comunicado, o Corpo de Bombeiros informou que “a C.Vale estava em conformidade com as normas de segurança”.
Uma das hipóteses da Polícia Civil é de que a explosão tenha sido causada a partir de uma falha mecânica, mas o delegado não dá detalhes e diz que é necessário aguardar os laudos que estão sendo produzidos pelo Instituto de Criminalística para avançar na apuração.
O que diz a C.Vale
Em nota, a C.Vale disse que, após o corpo do haitiano ser localizado, vai “se concentrar em auxiliar as autoridades a identificar as causas do acidente”. Veja a íntegra da nota abaixo:
“Chegou ao fim a busca pela última vítima da explosão na unidade de grãos da C.Vale, em Palotina (PR). O Corpo de Bombeiros encontrou, às 14h40 de hoje, o corpo de Wicken Celestin, de 55 anos. A localização do corpo do trabalhador haitiano aconteceu cinco dias após o acidente ocorrido no dia 26 de julho.
O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse que o resgate da última vítima foi finalizado com dor e que a explosão pegou em cheio o coração da cooperativa. Ele assegurou que, a partir de agora, a C.Vale vai se concentrar em auxiliar as autoridades a identificar as causas do acidente.
A Direção da C.Vale”.
A matéria é da Banda B