Alunos de Pinhais visitam maior evento de divulgação científica da América Latina

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba


Na última semana, alunos da Rede Municipal de Ensino de Pinhais visitaram o maior evento de divulgação científica da América Latina. Trata-se da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Neste ano, a iniciativa chegou a sua 75º edição e foi realizada em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema central da ação foi “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Ao todo, participaram da visita ao segmento SBPC Jovem, 264 educandas e educandos de algumas turmas do 4º ano das Escolas Municipais Anísio Teixeira, Frei Egídio Carlotto, João Leal, Antônio Alceu Zielonka e Aroldo de Freitas, distribuídos em dois períodos: manhã e tarde. “Essa iniciativa proporcionou um contato direto com o conhecimento científico e teve como objetivo primordial despertar o interesse dos participantes pela ciência, tecnologia e inovação”, explica Nadir Fernandes dos Santos, da Gerência de Ensino Fundamental.

A feira da SBPC estava repleta de atividades, exposições, oficinas e estandes, proporcionando uma rica variedade de oportunidades para aguçar a curiosidade e estimular o interesse deles. Observamos olhinhos ávidos e maravilhados diante de tantas descobertas e atividades diversas, o que se traduziu em lindos sorrisos”, conta Nadir.

De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a participação está alinhada com o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que busca incentivar e despertar o interesse pela ciência desde cedo. “O evento da SBPC veio reforçar a importância do desenvolvimento da pesquisa científica entre nossos estudantes, mostrando-lhes o universo fascinante da ciência e tecnologia e suas aplicações na construção de um Brasil mais justo e desenvolvido”, ressalta.

Segundo Andrea, essa foi uma oportunidade valiosa de promover uma educação mais ampla, abrindo horizontes para um futuro repleto de descobertas e inovações. “Diante deste evento enriquecedor e inspirador, reafirmamos nosso compromisso com a promoção contínua do interesse pela ciência e da busca pelo conhecimento entre os alunos. Juntos, estamos construindo um caminho para um país mais progressista e igualitário, onde a ciência desempenha um papel fundamental na busca por soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos”, completa.

Deixe uma resposta