Operação União mira associação criminosa voltada ao tráfico de drogas no Paraná
Na manhã desta quarta-feira (2), uma grande operação coordenada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), em conjunto com a Polícia Militar (PM), resultou no cumprimento de 49 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Estado. A ação, denominada Operação União, tem como alvo uma associação criminosa atuante na região de Colorado, no norte central do Paraná.
Ao longo das investigações, que tiveram início no ano de 2022, a 1ª Promotoria de Justiça de Colorado, em parceria com o Serviço de Inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, mapeou e identificou os núcleos de atuação dos criminosos. Eles operavam de forma coordenada e sistemática, dedicando-se principalmente à distribuição de drogas, além de estarem envolvidos em outros delitos.
A ação da operação abrangeu pelo menos 15 cidades do Paraná, entre elas Alto Paraná, Bandeirantes, Cianorte, Colorado, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Flórida, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Lobato, Londrina, Maringá, Paranacity, Piraquara, Santa Inês e Sarandi. Os mandados foram cumpridos simultaneamente, buscando a desarticulação dessa associação criminosa.
Além das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, os investigados também demonstravam vínculos com uma facção criminosa que possui ramificações em vários estados do país, com sua atuação se originando em presídios.
A Operação União representa um importante passo no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas na região, reforçando o compromisso das autoridades em garantir a segurança e a ordem pública no Estado do Paraná. As autoridades responsáveis pelas investigações não descartam a possibilidade de novas ações e desdobramentos após o cumprimento dos mandados de prisão e apreensão.