Encontros Folha debate infraestrutura e transportes no norte do Paraná

Evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para um diálogo aberto e qualificado


Na manhã desta terça (14), foi realizado o 20º Encontros Folha, com o tema “Infraestrutura e Transportes no Paraná: Desafios e Oportunidades”, no auditório do Shopping Aurora. A inciativa visa promover o desenvolvimento e a sustentabilidade do Estado com temas relevantes, trazendo especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para um diálogo aberto e qualificado. A realização é do Grupo Folha de Londrina e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

O evento contou com a participação do prefeito Marcelo Belinati; secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; presidente da Codel, Alex Canziani; CEO do Grupo Folha, Nicolás Mejía; o mediador do evento, Marcos Rambalducci, economista e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR); a urbanista e secretária municipal de Trânsito e Segurança Pública de Cambé, Danaê Fernandes; o presidente da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; além de deputados e diversos representantes da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o prefeito Marcelo Belinati parabenizou toda a direção da Folha de Londrina e ressaltou que debates como este são importantes porque unem a cidade, as entidades e instituições, para traçar o planejamento necessário, avaliando quais obras de infraestrutura são importantes para a cidade se preparar para o futuro. “Londrina está vivendo um momento muito especial, recebendo diversas empresas e indústrias, várias delas multinacionais, e a infraestrutura é um diferencial importante para estimular que cada vez mais empresas venham para a cidade de Londrina. Serão apontadas, neste amplo debate, as obras que foram feitas ao longo dos anos e as que existe projeção de serem realizadas, com a sociedade, governos municipal e estadual, para que tenhamos um alinhamento daquilo que entendemos ser importante para fazer Londrina crescer e se desenvolver”, apontou.

Com relação às obras de infraestrutura, o prefeito explicou que, quando se abre uma avenida, como foi feito em todas as regiões, gera desenvolvimento. “Pouco tempo depois, são instalados mercados, shoppings, comércios, e isso estimula a economia, gera empregos e renda. Fora isso também temos as grandes obras de infraestrutura, como as duplicações de rodovias, o aeroporto que está em obras, e tudo isso vai se somando em um conjunto que favorece este desenvolvimento da cidade e região”, frisou.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, adiantou que, em sua explanação, trará toda a perspectiva e planejamento do governo do Estado, incluindo a execução de obras, as parcerias com o município de Londrina, as obras em andamento, entregues e que irão iniciar, todos os modais, como o aeroviário e ferroviário, o Porto de Paranaguá, abordando qual a ligação de Londrina com o porto, as discussões sobre os novos investimentos e, de que forma a sociedade pode participar, através das  prefeituras, dos deputados federais e estaduais, além da palavra do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O governo do Paraná está tocando 8 bilhões em obras no Paraná, dos quais R$ 1 bilhão é na região de Londrina. É um valor considerável, vamos mostrar quais são estas obras, os projetos em andamento, como duplicações, terceiras pistas, ampliação de capacidade, entre outras”, informou.

Para o presidente da Codel, Alex Canziani, o Encontros Folha é um evento fundamental para discutir as diversas áreas importantes no município. “Hoje vamos discutir uma questão que é crucial que é a infraestrutura. Falaremos sobre o aeroporto, as concessões do pedágio, o contorno leste que é o nosso sonho. Tudo isso é muito importante para construirmos o futuro que queremos para a cidade de Londrina”, afirmou.

O CEO do Grupo Folha, Nicolás Mejía, destacou que, quando se fala em desenvolvimento, que é o objetivo do Encontros Folhas, uma das principais pautas que aparece é sobre infraestrutura, logística e transporte. “Consideramos que a infraestrutura e a logística é que vão permitir o desenvolvimento econômico. E a nossa região tinha uma deficiência nesta área, em anos anteriores, tanto que na segunda edição do Encontros Folha, em 2014, levantamos este tema, e hoje vamos revisitar esta temática para avaliar como avançamos nestes quase 10 anos, quais são os desafios e as oportunidades que temos. Além disso, queremos avaliar como podemos criar um planejamento de transporte urbano sustentável”, disse.

E o presidente da Faciap, Fernando Moraes, um dos palestrantes do evento, destacou que o tema do encontro é muito importante para todo o Estado, pois a infraestrutura e o transporte contribuem muito com a melhoria da economia. “Quando as obras começam são gerados muitos empregos, são injetados muitos recursos na economia. Londrina e região vivem um momento muito bom, os investimentos aconteceram aqui, e neste encontro abordaremos os novos leilões que estão acontecendo, as obras do aeroporto de Londrina, ferrovias, entre outras ações que estão acontecendo”, contou.

Deixe uma resposta