Irriga Paraná: Conheça as condições de acesso ao benefício
O Irriga Paraná é um programa de esperança ao campo. O Programa do Governo do Estado, lançado recentemente, foi um dos anúncios reforçados pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Natalino Avance, durante o Show Rural de Inverno.
O Paraná tem registrado com frequência episódios de crise hídrica. Quando o problema acontece, os prejuízos nas lavouras são expressivos. “Em 2020/2021, o Paraná perdeu 60% da safra de milho. Em 2021/2022 o Paraná perdeu 40% da safra de soja e juntando essas duas questões o Estado deixou de produzir R$ 40 bilhões em grãos, sem falar o encadeamento e reflexos em outros produtos com agregação de valor que dá um montante bem superior a isso”, detalhe o secretário.
O quadro preocupa. Segundo a Seab o Paraná tem 1,78% da área irrigada e só 5,43% das propriedades tem de alguma forma irrigação. A estatística é menor que a de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“A nossa visão de planejamento dos produtores é focada em precipitação, e se isso falhar, falha tudo. Tivemos oportunidade de visitar os produtores de Nevrasca e a visão e o planejamento deles é agro-irrigado. Eles estão medindo: Se tem possibilidade de chover nos próximos três dias, não precisa usar água de irrigação. Essa é a inteligência que o Paraná precisa desenvolver e é isso que o novo programa quer fazer”, esclarece Avance.
O Estado quer proporcionar aos agricultores, independente do tamanho, o estímulo para investirem no sistema de irrigação, seja por pivot ou gotejamento. “Precisamos ter resiliência hídrica, se não chover, a gente resolve”, ilustra o secretário.
COMO FUNCIONA
O programa é focado em oferecer estímulos financeiros:
O pequeno produtor quer pegar Pronaf? O governo banca os juros.
O pequeno produtor quer pegar Pronaf sem crédito rural? Precisa fazer o projeto. Se tiver bem feito o governo banca o investimento até R$ 20 mil na propriedade.
O produtor médio e grande quer fazer irrigação? O governo banca 5 pontos dos juros.
“Para alcançar o benefício estamos exigindo que cada propriedade tenha um projeto técnico. A gente não quer vender equipamento, queremos ajudar na solução. Feito o lançamento, agora um grupo de trabalhe se dedica na formatação do passo a passo aos agricultores. Os profissionais envolvemIDR e empresas credenciadas em chamamento público. O projeto vai passar por uma câmara técnica para validação e ter acesso aos recursos”.
Conselho do secretário: Prepare o seu projeto!
A Secretaria de Agricultura pretende falar muito sobre o assunto, com a realização de dias de campo em todas as regiões do Estado. “Em novembro teremos o Irriga Show na região de Paranavaí, com especialistas do mundo inteiro para ajudar o Paraná desenvolver a irrigação”.
Fonte: SouAgro | Foto: Divulgação CNA