Londrina registra umidade igual à encontrada no deserto do Saara

Possibilidade de chuva, pode ajudar a amenizar a baixa umidade.


Tem Londrina | Devido ao tempo seco e as altas temperaturas, a onda de calor que atinge Londrina e região tem causado problemas para a população, principalmente, no período da tarde. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quarta-feira (4), a cidade de Londrina registrou índice de umidade relativa do ar igual ao verificado no deserto do Saara, no Norte da África.

No deserto do Saara, por exemplo, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Em Londrina, por volta das 16h, a estação do Simepar registrou 14,4% na umidade relativa do ar. Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 200 cidades também alcançaram a marca.

Imagem: Reprodução/Simepar

O calor se soma à seca, que é a maior e mais extensa já enfrentada pelo país. Algumas cidades já estão há mais de cem dias sem chuva. Com isso, a alta temperatura faz com que a umidade, literalmente, evapore. Assim, os termômetros registram níveis desérticos.

Nesta quinta-feira (5), o dia continua quente, com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuva rápida nesta quinta, o que pode ajudar a diminuir momentaneamente o tempo seco. Com isso, a mínima deve descer aos 15 graus, nesta sexta (6).


Imagem: PML/Reprodução/ArteTEM

Deixe uma resposta