Pesquisa revela liderança de Suzie Pucillo em Astorga
A pesquisa registrada, realizada pela Nexus Instituto de Pesquisa, mostra o cenário eleitoral de Astorga
Hoje Maringá – Na rodada de pesquisas eleitorais da região contratada pelo Hoje Maringá para a cidade de Astorga, o cenário aponta a liderança da prefeita Suzie Pucillo (PP). A pesquisa eleitoral foi realizada em Astorga, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2024, realizada pela Nexus Pesquisas.
No cenário espontâneo, Suzie Pucillo (PP) é mencionada por 47,6% dos eleitores, enquanto Bega (PL) obtém 30% e Charles Gasparino (PSB) 6,5%. Chama a atenção o fato de que 11,8% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar. Nesse cenário, os votos brancos e nulos somam 4,1%.
Rejeição – A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Charles Gasparino lidera nesse quesito, com 30,2% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Bega registra 27,5% de rejeição, e Suzie Pucillo aparece com 16,9%. O percentual daqueles que não rejeitam nenhum dos candidatos chega a 18,1%, e 7,2% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.
Avaliação de Governos – A pesquisa também mediu a avaliação do governo municipal. Os resultados mostram que 62,3% dos entrevistados aprovam a administração. Por outro lado, 29,2% desaprovam o trabalho da prefeita, enquanto 8,5% dos participantes não souberam ou não quiseram responder. Sobre a avaliação do governo estadual, liderado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), a aprovação da administração estadual atinge 68,8%. Por outro lado, 24,4% desaprovam o trabalho de Ratinho Júnior, enquanto 6,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. Quanto à avaliação do governo federal, sob a presidência de Lula (PT), os resultados mostram uma divisão mais acentuada entre os eleitores: 56,5% desaprovam o governo federal, enquanto 39,1% aprovam. Um percentual de 4,3% dos entrevistados não soube ou não quis responder.
A pesquisa foi registrada sob o número PR-01058/2024 no TSE, sendo a margem de erro de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 90%. Foram realizadas 414 entrevistas. O período de realização foi de 23 a 25 de setembro de 2024.