Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pinhais participam de formaturas do Proerd
Realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Educação de Pinhais e a Polícia Militar do Paraná, a iniciativa é disponibilizada aos alunos do 5º ano
Na última semana, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu as cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Educação de Pinhais e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária “Cel. Anselmo José de Oliveira”, da Polícia Militar do Paraná, a iniciativa é disponibilizada aos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino.
As formaturas reuniram, em dois dias, familiares, professores e alunos do 5º ano das Escolas Municipais Dona Maria Chalcoski, Odile Charlotte Bruinjé, Marins de Souza, João Leal, João Leopoldo e Professora Thereza Corrêa Machado. Neste ano, o programa foi realizado em 21 escolas do município, nas turmas do 5º ano, com a participação de 1.500 estudantes, conforme cronograma do instrutor Rogério Dias, que atende as escolas do município de Pinhais. Ao participarem do programa, os estudantes aprenderam lições e produziram um texto sobre a importância de se manterem longe do uso indevido das drogas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, mas também busca reforçar a autoestima, além de desenvolver lições de cidadania. Ao final do período de dez aulas, os estudantes participam da cerimônia de formatura, momento que representa o compromisso com os conhecimentos e valores repassados durante as aulas do Proerd.
As cerimônias contaram com as presenças da secretária de Educação, Andrea Franceschini, da Guarda Municipal Ostroski, as diretoras das Escolas Municipais participantes desta edição, Luciana de Fatima Chyla, Claudia Nair Fonseca, Marilei Dias Domingues Correia, Valquíria Barbosa de Souza Fernandes, Marystella Gotardelo Lessim e Maria Cristina Custódio. Representando o Comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária o 2º Sargento Júlio Lopes, representando os Educadores Sociais do Proerd do Estado do Paraná, Cabo Laedson, além do sargento Rogério Dias, responsável pelas aulas do Proerd nas escolas de Pinhais.