Passe Escolar de Curitiba: prazo para solicitar meia tarifa de ônibus começa nesta segunda (20)


Segundo prefeitura, podem fazer o pedido alunos de Curitiba que moram a mais de 10 quadras da instituição onde estudam. Prazo para solicitação do passe escolar começa na segunda-feira
Pedro Ribas/SMCS
A partir desta segunda-feira (20), estudantes de Curitiba podem solicitar o pagamento de meia tarifa no transporte público em 2025 por meio do Passe Escolar.
O pedido deve ser feito anualmente enquanto o aluno estiver matriculado em uma instituição.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, cada estudante têm direito à redução de 50% do valor da tarifa, que custa R$ 6. São fornecidas duas passagens diárias, somando até 400 passagens por ano. A quantidade é prevista em lei federal, que estipula que o ano letivo tenha 200 dias.
Podem fazer o pedido do passe escolar alunos de Curitiba que moram a mais de 10 quadras da instituição onde estudam e estejam matriculados em escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior na capital.
Além disso, é preciso ter renda familiar dentro dos seguintes critérios:
Para 1 aluno, a renda familiar deverá ser de até 3 salários mínimos;
Para 2 alunos, a renda familiar deverá ser de até 4 salários mínimos;
Para 3 alunos ou mais, a renda deverá ser de até 5 salários mínimos;
Leia também:
Final feliz: Oito filhotes são resgatados após cadela dar à luz dentro de bueiro
Por que picada de borrachudo dói tanto? Veja papel do inseto e como se proteger
Litoral: Pescador morre após batida entre táxi náutico e canoa em rio
Como solicitar o passe escolar de estudante em Curitiba
A solicitação do passe escolar pode ser feita até 1º de dezembro de 2025 no site da Urbanização de Curitiba (URBS), que gerencia o transporte público na capital.
No momento da inscrição, o estudante deve clicar em “ABRIR PROTOCOLO – PASSE ESCOLAR DIGITAL (PED)”, registrar os dados e anexar a documentação na plataforma PROCEC.
Após a confirmação do pedido, um número de protocolo será gerado. Com ele, o estudante poderá acompanhar o andamento da solicitação e, a cada movimentação no processo, o aluno será comunicado também por e-mail.
Somente depois que o estudante receber a informação de que o passe foi aprovado, o agendamento para o atendimento presencial nos Postos de Atendimento estará liberado para a coleta de foto do estudante e confecção/atualização do cartão transporte.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Deixe uma resposta