Jovem morre em cachoeira do Paraná após andar de costas para tirar fotos e cair na água, diz Corpo de Bombeiros
Corporação afirma que local estava cheio no momento do acidente e outros banhistas tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram devido à profundidade da água no ponto. Jovem morre em cachoeira após andar de costas para tirar fotos e cair na água
Um jovem de 23 anos morreu na Cachoeira da Mariquinha, que fica em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, após andar de costas para tirar fotos e cair na água, segundo o Corpo de Bombeiros.
A corporação afirma que o local estava cheio no momento do acidente e outros banhistas tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram devido à profundidade da água no ponto.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O caso aconteceu na tarde de domingo (16).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o local é sinalizado com alerta sobre a profundidade e possui boias disponíveis, mas o jovem acabou caindo por estar andando de costas e não perceber o perigo.
“O rapaz estava tirando fotos, não sabia nadar. Estava andando de costas e acabou ‘indo’ sem perceber. Ele foi pro fundo e aí não conseguiu voltar. […] Quando a gente chegou no local, infelizmente ele já estava em óbito”, explica a tenente Mariana Coimbra Assunção.
Os bombeiros afirmam que o jovem é natural de Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba, mas não revelaram o nome dele.
LEIA TAMBÉM:
Luto: Empresária morre e marido dela fica gravemente ferido em acidente na BR-373, no Paraná
‘Você vai viver apanhando de mim’: Mãe é presa após câmera registrar som de agressões dela contra filha de 3 anos, no Paraná
Divisão de ‘lucros’ e atendimento ‘especial’: Entenda diferenças entre sistema bancário e cooperativismo, modelo que dobrou de tamanho no Brasil
À RPC, a administração da cachoeira da Mariquinha lamentou o acidente e ressaltou que há placas de sinalização próximas ao local onde o jovem se afogou.
“Nós temos placas informando que ali naquele local as águas são profundas, com pedras escorregadias. Também existe no local uma corda com algumas boias, indicando que o local é perigoso por estar mais perto da queda de água. Nós da cachoeira ficamos entristecidos e lamentamos essa fatalidade, e ficamos solidários à família que teve essa perda”, afirma.
Cachoeira da Mariquinha, em Ponta Grossa (PR)
RPC
Afogamento de banhistas
Um dia antes, outro acidente vitimou dois banhistas em Castro, cidade vizinha de Ponta Grossa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um deles se afogou primeiro e o outro tentou ajudar, mas ambos faleceram.
As vítimas foram identificadas como Luiz Felipe Marcondes Moreira e Igor Rodrigues da Costa, de 18 anos.
Saiba mais: Jovem se afoga ao nadar em tanque, amigo tenta ajudar e os dois morrem, no Paraná
Cuidados a serem tomados por banhistas
Cachoeira da Mariquinha, em Ponta Grossa (PR)
RPC
A tenente Mariana Coimbra Assunção dá algumas orientações para banhistas que buscam cachoeiras e rios.
“Primeiro, procurar se banhar em locais que têm infraestrutura, que têm um suporte que consiga dar uma assistência para a pessoa, e respeitar a sinalização”, afirma.
Usar coletes salva-vidas e boias – ou ficar nas proximidades delas, nos locais que as oferecem – também estão entre as dicas dadas pela oficial. A tenente também ressalta que não é recomendado entrar na água após consumir bebidas alcoólicas ou drogas e pede que pais e responsáveis tenham atenção extra com crianças.
Veja, também, orientações gerais dos bombeiros para evitar afogamentos na alta temporada:
Evitar nadar sozinho, seja na piscina, rio ou no mar;
No mar e em rios, se manter em locais em que o nível da água não ultrapasse a cintura;
Se ficar em perigo, evitar gritar e não nadar contra a correnteza para poupar fôlego e evitar fadiga. Pedir ajuda mexendo os braços e tentar boiar;
Sempre usar colete salva-vidas em passeios de barco;
Em piscinas, sempre deixar crianças com boias de braço;
Nadar em locais observados por salva-vidas;
Em locais de correnteza, não desobedecer à sinalização dos bombeiros;
Prestar atenção onde estão fixadas as bandeiras e faixas de orientação;
Não deixar crianças sozinhas na água;
Não entrar na água se tiver ingerido bebida alcóolica;
Evitar nadar em locais com pedras.
Vìdeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais em g1 Paraná.
Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul