Pimentel assina decreto que autoriza passagem grátis para desempregados encaminhados para entrevistas pelo Sine, em Curitiba; veja regras
Programa, anunciado no início do mês, foi oficializado nesta sexta-feira (21). Transporte público
Giuliano Gomes/PR Press
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), assinou o decreto que autoriza o início do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que dará até seis passagens gratuitas por mês no transporte público para desempregados que concorrerem exclusivamente em vagas encaminhadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) da capital.
A assinatura foi realizada nesta sexta-feira (21), na Rua da Cidadania Pinheirinho, e o programa já está em vigor. Anunciado no início de fevereiro, o programa estava previsto para ser lançado na quinta (20).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Conforme a prefeitura, os desempregados com entrevista marcada vão receber duas passagens, de ida e de volta. Por mês, são permitidos até três encaminhamentos por candidato, totalizando seis passagens gratuitas. O benefício não é válido para cidades da Região Metropolitana.
Para ter direito ao benefício, o usuário vai precisar ser encaminhado à seleção por uma das 10 unidades do Sine do município. Pessoas que não tiverem dinheiro para se deslocar ao Sine terão a chance de serem atendidas pelo Sine Móvel, novo serviço lançado em conjunto ao programa para atender o público nos bairros (confira a agenda).
Segundo o prefeito, o programa tem como objetivo auxiliar pessoas que procuram por colocação ou recolocação no mercado de trabalho. A iniciativa constava nas promessas de campanha de Eduardo Pimentel.
“Foi um benefício momentâneo e utilizado somente para esse fim, porque nós queremos fortalecer a geração de emprego na cidade de Curitiba.”
Conforme a prefeitura, para utilizar o benefício é necessário:
➡️ Ter cadastro no Sine;
➡️ Ter casdatro no e-Cidadão;
➡️ Ter renda familiar de até três salários mínimos
➡️ Morar em Curitiba.
Leia também:
Investigação: Adolescente indígena é morta a facadas por idoso no Paraná
Mega-Sena: Quatro apostas, três em bolão, faturam R$ 185 no Paraná
Golpe: Funcionário é suspeito de desviar R$ 4,1 milhões de loja se passando por cliente
Funcionamento na prática
Ao serem encaminhados para as entrevistas, beneficiados pelo programa terão o valor equivalente ao das duas passagens carregado no cartão-transporte Urbs, nas unidades do Sine.
Se o candidato tiver o cartão-transporte, não precisará fazer um novo. Se não tiver, é possível fazer gratuitamente com agendamento online em uma das unidades da Urbs ou no Urbs Móvel.
O prefeito disse no lançamento do programa que, se o usuário usar todas as passagens no mês e eventualmente precisar de mais, as agências do Sine poderão analisar caso a caso.
De acordo com a prefeitura, o candidato poderá utilizar a gratuidade em qualquer linha urbana da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, com exceção da Linha Turismo.
Fiscalização
Em caso de uso indevido das passagens do programa, o cartão-transporte será bloqueado e o acesso ao programa será suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, será acrescido de mais 30 dias e, assim, sucessivamente.
Para verificar o uso do benefício pelos usuários, a gratuidade de passagens está registrada em um novo sistema onde os atendentes dos Sines podem fazer o controle da quantidade de entrevistas marcadas dentro do programa e das gratuidades concedidas a cada trabalhador.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.