Check-up veterinário e os principais cuidados preventivos com a saúde canina


Confira os benefícios de realizar anualmente a avaliação de rotina do seu cachorro Check-up veterinário e os principais cuidados preventivos com a saúde canina
Divulgação
Qual foi a última vez que seu cachorro foi ao médico veterinário? Ao responder essa pergunta, é possível que você cite alguma doença ou condição de saúde que levaram a uma consulta de emergência.
A fim de evitar surpresas e propagar uma cultura de prevenção, o check-up veterinário é uma ferramenta que aproxima o tutor e especialista na promoção da saúde canina.
Com visitas regulares e programadas a clínica veterinária, fica mais fácil manter a saúde em dia, com exames e avaliações que possibilitam identificar doenças e condições pré–existentes nos animais.
É comum que os cachorros não manifestem sintomas ou se queixem de dor, por isso é fundamental garantir a manutenção da qualidade de vida no dia a dia.
Com qual frequência o check-up devem ser realizado?
Para cumprir com seu objetivo, de atuar de forma preventiva, o check-up veterinário deve ser realizado com regularidade. A frequência pode ser definida junto ao médico veterinário, ou também, de acordo com a idade do cachorro, como sinalizado a seguir.
Filhotes: nesta fase, o recomendado é que o animal tenha visitas mensais ao médico veterinário, até completar seis meses de vida. Enquanto o filhote, o cachorro recebe as vacinas necessárias e o acompanhamento na fase de crescimento.
Adultos: durante esse período, o animal deve fazer exames uma vez por ano. Na fase adulta, o cachorro pode passar por mudanças fisiológicas e deve receber acompanhamento mais espaçado.
Seniors: como idoso, os animais precisam visitar o médico veterinário com uma frequência maior, de preferência a cada seis meses.
Veja também: alimentação natural e higiene bucal do cachorro: entenda a relação
Porque realizar o check-up veterinário com regularidade?
Como o próprio nome sugere, o check-up veterinário é uma ferramenta de prevenção. Ou seja, sua finalidade é antecipar resultados, para iniciar ou retomar medidas de cuidado. Na saúde canina, essa é uma forma de manter a qualidade de vida e prolongar o bem-estar geral do cachorro. Veja como isso se dá na prática:
Prevenção de doenças: no check-up, o médico veterinário consegue identificar doenças ou condições pré-existentes que possam vir a se manifestar no cachorro.
Redução de gastos com saúde: com a manutenção da saúde canina, diminuem as chances do animal passar por alguma emergência, uma vez que tutor e profissional estão acompanhando de perto a realidade do animal.
Aumento da qualidade de vida: com o acompanhamento do médico veterinário, fica mais fácil estabelecer um estilo de vida balanceado, com rotina, exercícios, alimentação e ambiente saudável também influenciam positivamente a saúde do animal.
Os principais cuidados preventivos realizados no check-up veterinário
A realização do check-up veterinário costuma incluir dois diferentes momentos: a avaliação clínica e os exames laboratoriais. As informações obtidas em ambas as ferramentas permitem ao médico veterinário ter mais precisão em determinar o estado de saúde do pet, a partir da:
Saúde da pele e do pêlo
Análise comportamental
Higiene e saúde bucal
Controle parasitário
Avaliação nutricional
Consulte o médico veterinário e agende uma avaliação para o seu cachorro.

Deixe uma resposta