Adapar inicia busca ativa para cadastramento de rebanhos

O índice de atualização neste ano foi de aproximadamente 83,6%, dentro do esperado, conforme a Adapar, e o equivalente a 155.789 propriedades rurais.

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) iniciou a busca ativa de produtores que não realizaram o cadastro de seus rebanhos. A campanha de atualização, encerrada no fim do mês passado, também foi suspensa pelo site e pelo aplicativo Paraná Agro e agora só pode ser feita de maneira presencial.

O índice de atualização neste ano foi de aproximadamente 83,6%, dentro do esperado, conforme a Adapar, e o equivalente a 155.789 propriedades rurais. Considerando os números por regionais, índices mais baixos se concentraram nas regiões de União da Vitória e Curitiba (65,8%), e os mais altos nas regiões de Toledo (96,9%), Paranavaí (98,2%) e Paranaguá (99,4%).

Os servidores da Adapar estão fiscalizando as propriedades inadimplentes para que todas tenham seus cadastros atualizados. A medida é necessária para o controle da população de animais de produção e a vigilância de doenças sob programa.

Com a certificação internacional do Paraná como de área livre de febre aftosa sem vacinação, a estratégia da vacinação foi substituída pela atualização do rebanho. Assim, uma vez por ano o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Isso possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial de doenças nos animais.

Desde 1º de julho, os produtores que deixaram de cadastrar seus rebanhos não têm permissão para emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) até a regularização, e poderão ser autuados por essa infração.

Dúvidas sobre como fazer o cadastro diretamente nas unidades da Adapar podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3313-4060.

 

Deixe uma resposta