Polícia promete investigação técnica de assassinato de petista em Foz do Iguaçu

Bem Paraná

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, garantiu nesta segunda-feira (11) que a investigação sobre o assassinato do tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (região Oeste), Marcelo arruda, pelo policial penal federal Jorge José Guaranho, será feita de forma isenta e que não haverá interferência política. Ontem, a secretaria trocou o comando das investigações substituindo a delegada Iane Cardoso pela chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegada Camila Cecconello.

Iane Cardoso foi afastada depois que vei à público que ela teria feito diversas publicações contra petistas em suas redes sociais em 2017, em que dizia, por exemplo, que integrantes do partido ou estão mentindo, ou estão “roubando e cuspindo”.

Mesquita, porém, defendeu que a formação de uma força-tarefa no caso não tem relação com o posicionamento político de Iane. Segundo o secretário, por ser chefe de divisão, Camila teria mais recursos “humanos e técnicos” para dar uma resposta mais rápida. Iane segue como parte da equipe. “Ela (Camila) se deslocou para Foz do Iguaçu e naturalmente ela fica na presidência do inquérito policial por uma questão de organização e antiguidade”, argumentou. Segundo Mesquita, Camila teria mais recursos “humanos e técnicos” para dar uma resposta mais rápida. Iane segue como parte da equipe. “O governador determinou que a investigação transcorresse com a maior isenção possível, técnica, para que chegasse à verdade dos fatos. Posso garantir que o resultado será o mais técnico possível”, disse o secretário.

Ontem, a Justiça decretou a prisão prefentiva de Guaranho, autor dos dispares e apoiador do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Ele está internado em estado grave no Hospital Municipal da cidade.

Risco
Ao determinar a prisão preventiva do investigado, o Juízo afirmou que “resta evidenciado que o flagrado coloca em risco a ordem social, se revelando necessária a contenção cautelar para evitar a reiteração criminosa, sendo que as peculiaridades do caso concreto apontam ser imperiosa a manutenção da segregação cautelar, pois pelo que consta dos autos o flagrado, aparentemente por motivos de cunho político, praticou atos extremos de violência contra a vítima, que sequer conhecia, tendo invadido a sua festa de aniversário e após uma discussão inicial deixado o local, retornando cerca de dez minutos depois armado, efetuando na presença de diversos convidados os disparos de arma de fogo, em decorrência dos quais a vítima faleceu”.

Além disso, pontua a decisão judicial, que “a concessão da liberdade, neste momento, geraria sentimento de impunidade, serviria de estímulo à reiteração criminosa e colocaria em risco a sociedade”.

Atirador está internado em estado grave
O agente penal federal Jorge José Guaranho seguia internado em estado grave, nesta segunda-feira (11), sedado e intubado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (região Oeste). Na noite de sábado, Guaranho atirou e matou o guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade paranaense, Marcelo Arruda, em sua própria festa de aniversário de 50 anos.

Até esta segunda, Guaranho estava na enfermaria, aguardando vaga na UTI do hospital. Ele está sob custódia policial. A Polícia Civil do Paraná chegou a declarar que Guaranho também havia morrido, mas a informação foi corrigida na noite de domingo.

De acordo com o boletim médico, ele sofreu traumatismo craniano. Além dos ferimentos causados por três disparos de arma de fogo, Guaranho foi atingido por chutes na cabeça por pelo menos duas pessoas, conforme imagens de câmeras de segurança. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná, essas pessoas deverão ser identificadas e responderão pela agressão.

Nesta segunda-feira, Guaranho teve a prisão preventiva decretada. A defesa do agente penal entrou com pedido para que a prisão seja revertida para domiciliar, caso Jorge se recupere dos ferimentos. Na noite de sábado, a festa de aniversário de Arruda, na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu, estava decorada com símbolos do PT e imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Deixe uma resposta