Requião apresenta suas propostas em sabatina da Gazeta do Povo
O candidato ao governo Roberto Requião participou na tarde desta quarta-feira (21) de uma sabatina com jornalistas da Gazeta do Povo. Na entrevista, ele apresentou propostas para diversas áreas da administração estadual e lembrou de programas e ações de suas três gestões no governo do Paraná.
Confira algumas propostas apresentadas:
Leia também: Requião participa de bate-papo com internautas e responde perguntas de eleitores
Educação: o melhor ensino do Brasil
Ao apresentar feitos de seu governo na educação, Requião afirmou que construiu 54 escolas, colocou internet em 2,2 mil instituições de ensino e criou um programa de capacitação para os professores.
“Criei a formação continuada dos professores, construí espaços novos nas universidades públicas e contratei os melhores pedagogos disponíveis no Brasil para os professores passarem um ano na sua reciclagem. Com isso, chegamos ao melhor ensino no Brasil”, disse.
Ele lembrou, ainda, da produção de livros didáticos pelo próprio estado, com metodologia própria, desenvolvida por professores, pedagogos e pesquisadores do Paraná.
“Nós vamos fazer isso de novo. Eu quero o melhor ensino do Brasil”, disse.
Saúde: o que disse Requião na sabatina da Gazeta do Povo
Requião lembrou que, quando foi governador, criou uma rede de 44 hospitais em todo o estado para levar a saúde pública para perto do povo. “Esses hospitais foram muito úteis na pandemia, porque tinham UTIs, tinham leitos, espalhados pelo Paraná inteiro”.
Outro ponto citado na área da saúde foi a construção de centenas de clínicas da mulher e da criança, para acabar com a mortalidade materna e infantil.
O candidato ainda criticou a opção do atual governo pela terceirização dos serviços de saúde. “Eu investi na saúde do povo, não nos negócios, na privatização, como está fazendo o Ratinho Jr. hoje”.
Segurança pública com polícia preventiva
Requião afirmou que a atuação da Polícia deve ser preventiva, não repressiva. “O policial que trabalha no seu bairro tem que te conhecer, conhecer sua mãe, sua esposa, seus filhos. E você tem que conhecer esse policial. Temos que ter Patrulha Escolar, Patrulha Rural”, afirmou.
O candidato ainda criticou a prática de criação de novos batalhões da Polícia Militar sem a contratação de policiais.
Política fiscal voltada para a geração de emprego
Em seu próximo governo, Requião vai retomar a política já feita em gestões anteriores de condicionar benefícios fiscais à manutenção do emprego e o pagamento do salário mínimo regional.
Reafirmando a proposta de seu plano de governo, prometeu transparência aos benefícios e o fim dos privilégios aos grandes grupos econômicos.
Agricultura com foco em programas bem sucedidos
Vai atuar para acabar com o êxodo rural, valorizando os pequenos produtores e retomando programas de sucesso de seu governo, como o Trator Solidário, Fundo de Aval e Irrigação Noturna.
“O maior patrimônio de um município do interior é a pequena propriedade rural. Quero ver isso se transformar numa pequena empresa rural”, afirmou.
Empresas estatais: Requião criticou gestão atual na sabatina da Gazeta do Povo
Com duras críticas a atual gestão das empresas estatais do estado, especialmente a Copel e a Sanepar, Requião afirmou que vai reduzir as tarifas de água e luz e colocar essas empresas trabalhando novamente para o povo do Paraná, não para os investidores estrangeiros.