Castro: Prefeitura entrega nova sede do CRAS Kiyo Yamamoto

O CRAS Kiyo Yamamoto irá atender quinze localidades na área urbana, ofertando atendimento e acompanhamento familiar que visam a escuta, orientações, inclusão em grupos, encaminhamentos à rede socioassistencial e outras políticas públicas


A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, entregou nesta segunda-feira (27) a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social CRAS Kiyo Yamamoto, no bairro Canta Galo, estiveram presente o Prefeito Municipal Álvaro Telles; Secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Fadel; Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Junior; Secretários Municipais, Vereadores, Funcionários e a população em geral.

Para o Prefeito Álvaro Telles essa homenagem não é singela, é uma homenagem de toda a comunidade castrenses, por tudo que a família fez pelo município. “A família Yamamoto são pioneiros aqui na cidade, Castro é o que é hoje graças ao trabalho que todos os imigrantes fizeram pela cidade no início com muita perseverança e trabalho” descreveu.

O Prefeito ainda ressaltou a importância do trabalho realizado pela equipe do CRAS e do local para a comunidade. “Essa comunidade merece muito o trabalho que está sendo realizado, obrigada ao funcionários que atendem muito bem a nossa população, peço que continuem assim porque esse é a função do nosso funcionário público, atender cada vez melhor o nosso povo, é pra isso que estamos aqui” finalizou.

O objetivo do CRAS é desenvolver um serviço efetivo e de qualidade, bem próximo da população usuária, ofertando atendimento e acompanhamento familiar que visam a escuta, orientações, inclusão em grupos, encaminhamentos à rede socioassistencial e outras políticas públicas; além da elaboração e atualização do Cadastro Único do governo federal, da oferta de benefícios eventuais e de transferência de renda, de programa municipal, de projetos, entre outras ações previstas na legislação.

A área de abrangência do CRAS Kiyo Yamamoto possui atualmente quinze localidades na área urbana, sendo elas: Anna Teodora, Cantagalo I, Cantagalo II, Jardim Colonial, Jardim das Araucárias II, Jardim das Araucárias III, Jardim Pandorf I, Jardim Pandorf II, Jardim São Miguel, Jardim Termas Riviera, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Piva, Santa Terezinha, Vila Farias e Vila Operária.

A Secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Fadel agradeceu a família Yamamoto por ceder o nome o local, reforçou a importância do atendimento à população e do valor destinado pelo Deputado Federal Pedro Lupion.

“No final de 2021 o Deputado destinou o valor de 650 mil reais e pediu para que o valor fosse investido no social, nós já tínhamos um projeto pronto e estávamos esperando uma oportunidade para dar início.

Fizemos uma reunião e o prefeito, na época, Moacyr Elias Fadel Jr, atualmente deputado estadual, definiu que esta emenda seria para a construção da sede do CRAS Kiyo.

Esse foi um investimento de extrema necessidade, pois estaríamos mais próximos da população, podendo assim fazer os atendimentos com mais qualidade” completou Michelle Fadel.

Para o Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Junior, foi uma alegria fazer parte da inauguração, “a valorização do maior investimento que podemos fazer é nas pessoas” descreveu. O deputado agradeceu ao Prefeito Álvaro Telles, que com maestria está realizando um trabalho incrível na sua gestão.

“Lembro desse bairro 10 anos atrás e quem vê hoje não reconhece, com casas, atendimento social, escola e creche. Hoje o Prefeito está com projeto para trazer um posto de saúde, além da construção de 200 casas populares”.

Agradeceu também a família Yamamoto pela grande parceria na sua gestão como Prefeito Municipal de Castro, na criação do distrito industrial do município, “sempre se mostrou proativo e de boa vontade para negociar com a prefeitura na época, para que tantas industrias pudessem vir para Castro que resultou hoje em 19 indústrias” relembrou.

 

 

Dados do último ano

No último ano foram realizados 6.129 atendimentos no CRAS Kiyo para 1.725 famílias, segundo informações do sistema IPM Social. O número de famílias inscritas no CAD Único, de acordo com o Relatório Mensal de Atendimento, de janeiro a dezembro de 2022 foram registradas 273 novas inscrições e realizadas atualizações cadastrais para 855 famílias.

O Número de famílias referenciadas no CRAS em 2022 – isto é, famílias em situação de vulnerabilidade social financeira e ou relacional, que já receberam atendimento e ou acompanhamento pela equipe técnica do CRAS, foram de 4.549.

O Número de famílias em acompanhamento familiar do PAIF no ano de 2022, foi de 202 famílias, sendo em média 85 famílias por mês, conforme dados do Registro Mensal de Atendimento.

O Coordenadora Jeneffer Lens revelou que o CRAS Kiyo Yamamoto foi implantado para dar apoio e suporte as famílias e a nova sede foi pensando para atingir mais pessoas, mais famílias e facilitar os serviços que são ofertados.

 

 

Homenagem

O nome é uma homenagem à Senhora Kiyo Yamamoto, nascida em 22 de fevereiro de 1916 na província de Fukushima, no Japão. Com 18 anos de idade Kiyo, seus pais e seus seis irmãos vieram para o Brasil e se estabeleceram na cidade de Bastos, estado de São Paulo. Kiyo casou-se com Tatsuo Yamamoto no ano de 1935, com quem teve seis filhos. Em 1958, a família se estabeleceu em Castro, dedicando-se à agricultura. Kiyo usava seu tempo livre para realizar trabalhos artesanais e doações para instituições de caridade. Faleceu no ano de 2014 com 98 anos de idade, deixando grande legado para sua família e comunidade.

Em nome da Família o neto Diego Yamamoto, relembrou a importante trajetória da sua Avó e da sua família. “Gostaria de agradecer em nome da família, que sempre pensou em prol da cidade de Castro e da comunidade, desde pequenos projeto como contribuições para ONG’s até o Distrito Industrial da cidade, graças aos nossos avós que foram percursores aqui na cidade e hoje conseguimos contribuir a favor de todos” finalizou.

Deixe uma resposta