Astorga intensifica combate à dengue no Dia Nacional de Conscientização

No Dia Nacional de Combate à Dengue, o Setor de Endemias da Vigilância Ambiental de Astorga reforça as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti no distrito de Içara. Desde ontem, as equipes estão em campo, destruindo focos do mosquito, coletando amostras para análise e mapeando as áreas trabalhadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs).

Com casos suspeitos já registrados neste novo ciclo epidemiológico, o alerta é para evitar uma nova epidemia no município. Segundo os especialistas, a luta contra o mosquito começa dentro de casa, com ações preventivas simples e essenciais:

Eliminar objetos ou recipientes que acumulem água, como pneus, garrafas e pratos de vasos de plantas;
Tampar bem caixas d’água, tonéis e barris;
Limpar regularmente calhas e ralos;
Trocar a água de plantas como bromélias e lavar bebedouros de animais com escova;
Realizar revisões periódicas em quintais e no interior das residências.
Descarte irregular de pneus é um problema
Entre os focos encontrados pelas equipes está o descarte irregular de pneus, recolhidos em diversas ruas da cidade. Esses materiais são grandes aliados da proliferação do mosquito, especialmente em períodos de calor e chuvas, quando os índices de infestação costumam aumentar.

Para combater o problema, a Prefeitura de Astorga disponibiliza um ponto de coleta oficial, localizado na Rua Marginal, 1121, no Jardim Imperial (Contorno Sul). No local, é fundamental que os pneus sejam empilhados corretamente para evitar o acúmulo de água.

Mobilização é fundamental
A Vigilância Ambiental reforça que a saúde pública é uma responsabilidade coletiva. “A prevenção à dengue depende do engajamento de cada cidadão. É hora de orientar a família, arregaçar as mangas e proteger nossa cidade”, alertam as autoridades de saúde.

A população pode contribuir denunciando possíveis focos e ajudando a disseminar informações sobre os cuidados preventivos. Juntos, podemos vencer a batalha contra o Aedes aegypti e manter Astorga saudável e segura.

Deixe uma resposta