Prefeito Celso Góes prestigia retorno de festas tradicionais em Guarapuava

Após mais de dois anos sem festa por causa da pandemia de COVID-19, neste domingo (10), o prefeito Celso Góes, prestigiou a retomada de diversos festejos e comemorações organizadas por paróquias, comunidades e CMEI’s do município. Entre elas, a Festa das Colheitas, no distrito da Palmeirinha, a Festa em Louvor a São Pedro e São Paulo, no Rio da Pedras, o Arraiá do CMEI Izabel de Oliveira Pacheco, no Bairro Colibri e, ainda, o Arraiá da Igreja São Pedro e São Paulo, no Bairro Xarquinho.

 

“Depois de mais de dois anos, estar vendo essas comunidades retomando suas tradicionais comemorações me deixa muito feliz. Pude reencontrar amigos e conversar de perto com a população. Sabemos que somente com diálogo e entendendo onde podemos melhorar, que conseguiremos trabalhar no desenvolvimento de uma Guarapuava ainda melhor”, destacou Celso.

 

Para a coordenadora do Conselho Econômico da paróquia Imaculada Conceição de Maria, na Palmeirinha, Vanusa Frigeri, o retorno da comemoração é de extrema importância para a comunidade, pois é um momento de agradecer os resultados da colheita, uma atividade exercida por muitos do distrito.

 

“A Festa das Colheitas significa um ano de agradecimento a Deus, pelas colheitas. A gente tem muitas colheitas ao redor da Palmeirinha. Muitas pessoas produzem, então isso representa (algo) muito forte para nós, porque é o momento que a gente vem para agradecer mesmo”, contou.

 

Vanusa ainda comemora as melhorias que o distrito tem recebido nos últimos anos, como a pavimentação de ruas da localidade e demais avanços de infraestrutura. “É perceptível todos os avanços do nosso distrito, toda Palmeirinha está bem iluminada, com asfalto, campo e parque”, ressaltou.

 

A presidente da comunidade São Pedro e São Paulo, no Rio da Pedras, Marisa Godói, também celebrou os investimentos que vêm sendo feitos na região, como a obra de cascalhamento que está em andamento. “O povo está ficando satisfeito. Tendo as pedras, vai ficar melhor o acesso de todos que moram aqui. A gente sofria muito quando chovia, dava muito encalhamento, muitos não conseguiam vir na missa. Mas agora, vai melhorar e a nossa festa só vai aumentar, tenho certeza”, relata a moradora.

 

Retomando as atividades festivas do mês de julho, o CMEI Izabel de Oliveira Pacheco, no Bairro Colibri, organizou um arraiá para reunir alunos, pais e a comunidade. A diretora do CMEI, Lucimar Aparecida da Silva, comemora o retorno da festa. “Essa é a primeira festa do CMEI, que foi inaugurado há pouco tempo. Pegamos ali o período de pandemia. Então, esse retorno tem muito significado, porque é uma maneira de a gente unir as famílias dos nossos alunos, da nossa comunidade e valorizar a nossa cultura de festa junina”, salientou.

 

As ocasiões contaram com as presençsa dos deputados estaduais Cristina Silvestri e Artagão Júnior, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras e a comunidade em geral.

Deixe uma resposta