Liz Truss: quem será a nova primeira-ministra do Reino Unido

BBC Brasil


Aos sete anos, Liz Truss atuou no papel de Margaret Thatcher em uma simulação das eleições gerais do Reino Unido em sua escola. Mas, ao contrário da ex-primeira-ministra britânica, símbolo do neoliberalismo e que obteve grande maioria dos votos em 1983, a carreira política da pequena Truss não começou com o ritmo esperado.

Mas nesta segunda-feira (5/9) ela chegou lá: foi anunciada como a nova primeira-ministra do país em uma votação entre os pouco mais de 172 mil filiados do Partido Conservador. Ela será empossada na terça-feira (6/9), após encontro com a Rainha Elizabeth 2ª.

No pleito final, ela obteve mais de 81 mil votos e derrotou Rishi Sunak, ex-ministro da Economia do Reino Unido que obteve pouco mais de 60 mil votos.
Truss recebeu 57% dos votos válidos, sendo que seu antecessor, Boris Johnson foi eleito com 66% dos votos válidos e David Cameron foi eleito líder dos conservadores com quase 68% dos votos. O menor percentual acumulado por Truss revela uma maior divisão do partido.

Na terça-feira (6/9), Liz Truss e Boris Johnson irão se reunir com a rainha Elizabeth Segunda, em Balmoral, Escócia, cumprindo o protocolo para a confirmação da renúncia de Johnson e a posse na nova primeira-ministra.

Clique aqui para continuar a ler.

Deixe uma resposta