Editorial: Censura Prévia pelo Judiciário é incompatível com o Estado Democrático de Direito

A censura prévia é uma medida absurda, que ataca direitos constitucionais estabelecidos, o que demanda uma reflexão cuidadosa sobre seus impactos na sociedade. Acreditamos na importância da liberdade de expressão e na necessidade de garantir que a imprensa desempenhe seu papel de informar o público de maneira transparente.

A recente decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, proibindo veículos como G1, RPCTV e Jornal Plural de noticiarem uma ação penal envolvendo o deputado estadual Ademar Traiano (PSD) e o ex-deputado estaudal Plauto Miró (União Brasil), levanta sérias preocupações sobre a liberdade de imprensa em nosso país.

Expressamos nossa preocupação com a possibilidade de restrição ao acesso a informações de relevância pública, especialmente em um contexto que envolve figuras públicas e questões de interesse coletivo. O direito do público à informação é fundamental para a saúde de nossa democracia.

Apelamos às autoridades responsáveis para que revejam essa decisão, assegurando que o princípio democrático da liberdade de imprensa seja preservado. Em um momento em que o jornalismo já enfrenta desafios, é crucial proteger o papel vital da imprensa na sociedade.

Defenderemos sempre o direito à informação e a liberdade de imprensa como elementos fundamentais para a construção de uma sociedade informada e democrática.

 

A. L. Rodini Netto
Jornalista | DRT-PR 7.294
Editor do Blog do Rodini
Editor do Jornal Diário de Piraquara

Deixe uma resposta