OAB Paraná Exige Afastamento Imediato do Presidente da Assembleia em Meio a Escândalo de Corrupção

POR RODINI NETTO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) formalizou nesta quinta-feira um pedido de afastamento do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD). O ofício, assinado pela presidente da OAB-PR, Marilena Winter, e respaldado pela maioria do Conselho Pleno, destaca a necessidade urgente de “salvaguardar a dignidade e o decoro do Poder Legislativo paranaense”.

No centro do pedido está a confissão de Ademar Traiano sobre a assinatura de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com o Ministério Público do Paraná. Este acordo, revelado recentemente, expõe o presidente da Assembleia e o ex-deputado Plauto Miró admitindo solicitação e recebimento de propina no valor de R$ 100 mil cada em uma licitação para serviços da TV Assembleia.

O pedido de afastamento, além de ser endereçado ao presidente da Assembleia, também foi encaminhado à Corregedoria da instituição. A presidente da OAB-PR, Marilena Winter, expressou que o pedido foi fundamentado nas razões éticas e morais que regem a atuação do Poder Legislativo. O ofício da OAB destaca a incompatibilidade dos atos de Traiano com o decoro parlamentar, conforme preceitos da Constituição Federal e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná.

Veja a íntegra do documento da OAB-PR

Deixe uma resposta